Fotos da reativação do projeto
Confira o estágio da obra em maio de 2017

Confira o estágio da obra em abril de 2017

Confira o estágio da obra em março de 2017

Com nova turbina, hidrelétrica de Jaguariaíva deve recomeçar atividades em dezembro
A obra de reativação da "Usina Velha", situada no Parque Linear do Rio Capivari, está a todo vapor. A nova empresa investidora no município recebeu nesta semana a turbina hidráulica, principal equipamento para a central geradora hidrelétrica, e programa para dezembro o início definitivo de suas operações.
Além de todo o trabalho de documentação, na operação de recapacitação da Usina Velha estão trabalhando cerca de dez pessoas. A detentora da concessão é a "Jaguariaíva Energia" e o investimento chega perto de R$ 7 milhões. Os investidores, de Minas Gerais, já possuem empreendimento na área em Jaguariaíva, através da pequena central hidrelétrica (PCH) Nova Jaguariaíva.
Além de aumento na arrecadação, geração de emprego e aumento no potencial energético, uma grande vantagem para Jaguariaíva com a recapacitação da Usina Velha será a redução dos alagamentos em períodos de cheia do Rio Capivari.
Com a pequena central hidrelétrica, localizada dentro da área urbana, haverá um canal que absorverá parte da água vazão do rio. Também está prevista a reforma da comporta existente. Com esta instalação, mais o trabalho em andamento de dragagem do rio em andamento, estima-se que o risco de alagamentos provocados pelo Capivari passará a ser raros no município.
Além de preservar o meio ambiente, evitando alagamento e intervenção em novas áreas para construção de usina de energia, com a reativação da Usina Velha, a cidade também ganha com a reforma da antiga estrutura que faz parte de sua história. O local, que estava em ruinas, foi outorgado inicialmente, na década de 40, à Sociedade Anônima Matarazzo do Paraná. A concessão previa o aproveitamento da energia hidráulica de uma queda d' água formada pelo desvio das águas do Rio Jaguariaíva, para o Rio Capivari. O município deve ganhar ainda outras duas pequenas centrais hidrelétricas. Elas são ligadas à usina hidrelétrica Pesqueiro e estão em fase de licenciamentos. Na construção a estimativa é que mais de 150 empregos sejam gerados.
fonte: http://www.folhaextra.com

Confira o estágio da obra em fevereiro de 2017

Confira o estágio da obra em setembro de 2016

Confira o estágio da obra em Junho de 2016

Confira a obra como estava em maio de 2015


